Translate

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Número de mortes no trânsito cai 14% na Paraíba, diz polícia.

Balanço é referente aos meses entre janeiro e abril de 2012 e 2013.
Só este ano, 277 pessoas morreram em acidentes de trânsito no estado.
O número de mortes no trânsito caiu 14% nos meses entre janeiro e abril deste ano em relação ao mesmo período do ano passado na Paraíba. Enquanto em 2012 foram registrados 321 óbitos em acidentes, em 2013 este número caiu para 277, de acordo com dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), da Secretaria de Estado da Saúde (SES).Para o comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário, Paulo Sergio, a redução na mortalidade no trânsito é resultado de mudanças feitas na Lei Seca e do maior rigor da fiscalização. Mesmo assim, ele explica que o consumo de álcool ainda é a principal causa de acidentes no trânsito, mas que, com as punições mais severas, os infratores também ficaram mais inibidos.

Outro problema apontado pelo comandante é o grande número de pessoas que conduzem veículos de forma irregular, dentre elas os motociclistas, que representam até 60% dos acidentados de trânsito. Muitos deles não têm carteira de habilitação ou permissão para dirigir, não gostam de usar capacetes e não respeitam as leis de trânsito. “A situação é ainda pior na zona rural, onde a moto passou a ser usada na lavoura, ocupando o lugar do transporte sob animais”, observa o comandante.
Balanço de blitze
Um total de 71 motoristas foram flagrados pelo teste do bafômetro, sendo que sete deles foram presos pelo crime de dirigir sob efeito do álcool. Os flagrantes foram feitos em blitze realizadas em três dias nas cidades de João PessoaBayeux, Santa Rita, Campina Grande e boa parte do compartimento da Borborema entre quinta (23) e sábado (25). O balanço da operação também multou 125 motoristas por infrações de trânsito, removeu 43 veículos aos pátios doDetran e 64 condutores tiveram suas carteiras de motoristas apreendidas.
As ações foram desenvolvidas simultaneamente pelo Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário em conjunto com policiais militares das 1ª CPTran de João Pessoa, 3ª CPTran deCampina Grande, CPRv e com apoio da STTP (Superintendência de Transporte Público de Campina Grande), Delegacia Acidentes de Trânsito e Rádio Patrulha do 2º Batalhão.
Fonte: G1

António Góis

Nenhum comentário:

Postar um comentário