Translate

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Quadrilha do Pernambuco presa este domingo.

7 homens e 1 mulher presos pela Policia Militar em Aroeiras.

Na tarde deste domingo, 07 de abril de 2013, a Policia Militar local, sobre o comando do Cb. Oliveira, foi accionada, e recebeu o reforço do Batalhão da Militar de Campina Grande, para uma abordagem a um grupo de oito pessoas suspeitas, que estavam praticando algumas acções onde, levou alguns populares a desconfiar do grupo, e de imediato, chamaram a policia. Na abordagem, a policia Militar, encontrou com o grupo, uma certa quantia em dinheiro não revelada e algumas armas de fogo, que estavam sob o poder do grupo. Entre os oito suspeitos presos na acção, uma mulher envolvida, e segundo informações levantadas pela Policia, o grupo é suspeito de praticar roubos e assaltos na região, todos os detidos são do estado de Pernambuco.
Logo após as prisões realizadas, os suspeitos foram levados para cidade de Campina Grande, e os nomes não foram revelados até o momento.
Os sete homens e a mulher, segundo as informações, foram pegos no sitio Trapia de Baixo, enquanto estavam bebendo em um bar, e mesmo fortemente armados, o grupo não teve tempo para reagir, á abordagem muito bem planejada pela Policia contra os suspeitos, evitou qualquer risco as pessoas que se encontravam no local.

António Góis

sábado, 6 de abril de 2013

Curso de "Inclusão Digital" em Aroeiras.

Promoção e apoio da Câmara Municipal de Aroeiras.





Lindomar Andrade a convite da Câmara Municipal de Aroeiras organiza a partir deste sábado dia 06.04.2013 um curso de "Inclusão Digital". O curso é destinado à população em geral, é grátis, terá a duração aproximada de 10 aulas nos próximos 10 sábados ou seja até ao inicio de Junho próximo. Para este curso estão inscritos 40 alunos divididos em 5 turmas com 3 aulas de 1h30 m de duração de manhã e mais duas à tarde em todos os sábados. Na verdade e segundo Lindomar Andrade trata-se de um curso básico que irá ensinar os formandos a trabalhar com o computador, uma das ferramentas mais importantes nos dias de hoje, quer para trabalho ou lazer com o acesso à Internet e igualmente ás redes sociais ligando o mundo atualmente. Para Iranildo Firmino ( Presidente da Câmara de Vereadores de Aroeiras ) este é apenas um dos muitos cursos que serão disponibilizados á população com os mais diversos fins e objectivos como forma de aproximar os aroeirenses á "Casa Pedro Paulo de Andrade" e repassar á população interessada mais cultura, hipóteses de emprego mais fácil no futuro e ensinamentos importantes a nível social, cultural e económico entre outros. Ainda e segundo o Presidente a Câmara de Vereadores e o atual executivo está cada vez mais empenhado em actualizar os aroeirenses com as novas tecnologias mas igualmente proporcionar a quem não tem meios económicos para o fazer, uma hipótese de não ficar de fora de iniciativas como esta. O Curso será ministrado nas próprias instalações da Câmara Municipal de Aroeiras.

António Góis

Governador do estado da Paraíba esteve em Gado Bravo.


Ricardo Coutinho assinou a 54ª ordem de serviço de pavimentação da rodovia PB-132.



A localidade de Gado Bravo recebeu hoje sexta feira dia 05.04.2013 o Governador da Paraíba Ricardo Coutinho acompanhado de deputados federais, pelo superintendente da DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Paraíba ) Carlos Silva,por Vereadores, Prefeitos e Vice de todas as localidades vizinhas para a assinatura da 54ª  ordem de serviço para pavimentação da rodovia PB-132, ligando o entroncamento da PB-102/Gado Bravo, com 3,0 km. É mais uma cidade que o governo estadual promete tirar do isolamento com a construção de acesso pavimentado, através do  Programa Caminhos da Paraíba. O investimento do Tesouro Estadual é de R$ 1.595.458,47. A solenidade ocorreru na E.E.E.F. João da Silva Monteiro, no centro de Gado Bravo. Para carlos Silva esta foi apenas mais uma cidade contemplada com a obra num total até agora de 54 obras em 27 meses de gestão ou seja duas obras por mês e até final de 2014 todas as cidades da Paraíba nas mesmas circunstâncias irão ver as suas estradas transitáveis e asfaltadas em devidas condições. Ao tomar posse da palavra Evandro Araújo ( Prefeito de Gado Bravo ) enalteceu a obra mas salientou que também a chegada de água canalizada á cidade será muito bem recebida pois á semelhança das cidades vizinhas também a sua sofre com a falta do liquido precioso e a obra da nova adutora é quase um milagre. No entanto o Prefeito aproveitou para reivindicar outros bens e serviços que muita falta fazem á população como a limpeza do açude que serve a cidade e que se encontra atualmente com vários metros de lama no fundo e principalmente a segurança policial pois apenas ás 4ªs feiras a delegada presta serviço em Gado Bravo e policia é muito raro ver-se por lá, apesar de existirem instalações já preparadas para receber um contingente policial ainda que pequeno mas permanente na cidade. Para o Governador, esta é apenas mais uma promessa cumprida e que terá a sua conclusão em Agosto deste ano e que servirá e muito a população da cidade que há muito ansiava pela obra, para Ricardo Coutinho muito trabalho ainda há para se fazer mas a seu tempo os paraibanos verão que a sua gestão é de compromisso e com seriedade. Nas palavras do Governador e para quem só se preocupa em denegrir a sua gestão " os cães ladram e a caravana passa" e ainda " Não sou mágico " estou a fazer o melhor que posso. O Governador prometeu ainda mais lugares nas creches de todos os municípios para crianças, condições e apoio a mulheres principalmente na saúde por exemplo em casos de câncer do útero e outros problemas relacionados e mais segurança nas cidades de todo o estado. A constatar...Ricardo Coutinho chegou com a sua caravana com duas horas de atraso ( hora prevista 15:00 e hora de chegada ás 17:00 ) e não deu entrevistas à imprensa local.

António Góis

sexta-feira, 5 de abril de 2013

"Souzão" apostando na qualidade.

A melhor e mais saborosa carne da região...só no "SOUZÃO".



O supermercado "Souzão" quer sempre o melhor para os seus clientes, por isso na área de açougue todos os tipos de carne, seja bovino, suíno ou aves, todos são selecionados e garantem a melhor qualidade ao mais baixo preço da região. Por outro lado o atendimento é de excelência com a simpatia e a eficácia dos funcionários daquele departamento, na área de atendimento encontra também queijos de várias qualidades, todo o género de charcutaria( presunto, fiambre, mortadela, bacon etc) bem como as melhores carnes de charque, de sol,linguiças e paios além de peixe seco como pescada e bacalhau, é só aparecer e conferir.

António Góis

terça-feira, 2 de abril de 2013

Responsável por abastecer 17 municípios na região de CG, açude Epitácio Pessoa pode sofrer colapso.

O manancial está apenas com 54,3% de seu volume. O alerta é da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

Construído há 56 anos pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) e  com capacidade de armazenar 411 milhões de metros cúbicos  de água, o Açude Presidente Epitácio Pessoa, que abastece 17 municípios e vários distritos da região de Campina Grande corre o risco de sofrer colapso.  O manancial está apenas com 54,3% de seu volume. O alerta é da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).Preocupado com a situação,  a mesa diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), na pessoa do deputado estadual Francisco de Assis Quintans (DEM), esteve no final da tarde desta segunda-feira (1º) no Ministério Público da Paraíba para entregar ao procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, cópia do ofício encaminhado ao diretor-presidente da Agência Nacional das Águas (ANA), em Brasília, que alerta para a situação do Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão de Cabaceiras).O ofício é assinado em conjunto pelo procurador-geral Oswaldo Trigueiro e pelo presidente da Assembleia paraibana, deputado estadual Ricardo Marcelo (PEN). O documento informa sobre um evento realizado no dia 22 de março, quando foi discutida a possibilidade de colapso no abastecimento de água para cerca de um milhão de pessoas atendidas pelo Açude Epitácio Pessoa. O açude é responsável pelo abastecimento da cidade de Campina Grande e de mais outros 17 municípios e distritos da região.A sessão especial realizada pela Assembleia no dia 22 de março, em Campina Grande, ocorreu dentro da programação de comemoração ao ‘Dia Mundial da Água. Além da possibilidade do colapso no abastecimento de água, foram debatidos outros dois temas: a suspensão da irrigação praticada na Bacia Hidráulica do Açude Presidente Epitácio Pessoa; e o racionamento de água nos municípios da região.O Açude Epitácio Pessoa localiza-se no município paraibano de Boqueirão e tem uma bacia que se estende pelos municípios de Boqueirão, Cabaceiras e São Miguel de Taipu. A represa abastece, entre outras, as cidades de Campina Grande, Boqueirão, Queimadas, Pocinhos, Caturité, Riacho de Santo Antônio e Barra de São Miguel.Na época de sua construção, a capacidade de armazenamento do açude inicialmente era de 536 milhões de metros cúbicos, mas, com o assoreamento, hoje essa capacidade foi reduzida para 411 milhões. A sua lâmina d'água abrange uma superfície em torno de 2,7 mil hectares.O nome Boqueirão vem do fato que o Rio Paraíba faz um grande corte na Serra do Carnoió, formando um “boqueirão”. O nome oficial do açude, Epitácio Pessoa, é uma homenagem ao único presidente do país nascido na Paraíba. No seu governo, o programa de construção de barragens foi intensificado, por meio do seu Ministério de Viação e Obras Públicas, exercido pelo engenheiro civil José Pires do Rio (1880-1950).A represa foi construída pelo Dnocs entre os anos de 1951 e 1956, tendo sido inaugurada pelo presidente Juscelino Kubitschek em janeiro de 1957. A sua inauguração consolidava assim a política de serviços hídricos do governo federal para a Região Nordeste.
António Góis

segunda-feira, 1 de abril de 2013

PB possui uma cidade com educação do futuro.

Várzea faz parte de municípios que cumpriram requisitos de aprendizagem para 2020.

Com 2.504 habitantes, o município de Várzea, no Sertão da Paraíba, conseguiu ser o único do Estado e um dos três nordestinos com educação do futuro. O município faz parte das 90 cidades brasileiras que cumpriram requisitos de aprendizagem esperados para o ano de 2022. De acordo com os educadores da cidade, não há segredo em se tratando de ensino. Em Várzea, as escolas públicas municipais trabalham a base do aluno, desde a pré-escola, de uma forma integrada, entre gestores, professores e família.
Uma das menores cidades da Paraíba, mais exatamente a 14ª no quesito população, Várzea poderia ser um município como outro qualquer, mas ganhou destaque na Educação depois de um esforço contínuo que conseguiu transformar o aprendizado local. Nas cinco unidades de ensino municipais (além de uma creche), sendo que apenas uma escola na zona urbana, estudam 542 alunos, com 42 professores (apenas um não possui graduação).
Segundo o secretário Municipal de Educação, José Amilton Medeiros, 25% dos professores possuem especialização na área de Educação Infantil, mas o diferencial vai além da graduação dos docentes. “O nosso segredo é a integração entre os professores, entre os gestores e a família dos alunos. Todos os nossos projetos são discutidos antes de serem colocados em prática. Existe uma preocupação de fato com o aprendizado dos alunos, desde a sua base. Acreditamos que a educação só começa quando o aluno aprende a interpretar as atividades que são lançadas”, afirmou.
A preocupação com a educação das crianças e jovens do município projetou a cidade para um reconhecimento nacional, através da meta que foi instituída pelo 'Todos pela Educação', um movimento da sociedade civil brasileira que contribui para assegurar que as crianças e jovens brasileiros tenham educação básica de qualidade no prazo de nove anos. Dentro dos requisitos esperados, as escolas devem ter, pelo menos, 70% dos alunos no 5º ano do Ensino Fundamental com o aprendizado esperado em Português e Matemática.
Além de Várzea, apenas os municípios de Mucambo e Sobral, no estado do Ceará, obtiveram o mesmo êxito na região nordestina. Dos 27 estados brasileiros, apenas nove têm cidades que já possuem os requisitos. No município paraibano foram avaliados 27 alunos do 5º ano, onde foi constatado que 78,2% aprenderam Matemática e 82,6% aprenderam Português. Para a diretora da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Sandoval Rubens de Figueiredo, única na zona urbana, Maria Edi Rocha, a preocupação dos educadores vai além do conteúdo escolar e permite explorar as habilidades específicas de cada um dos alunos.
“Nós começamos o nosso trabalho pelo plano de aula, e dentro disso procuramos explorar as habilidades do aluno. A nossa intenção é preparar o estudante para os desafios que ele vai enfrentar ao longo da vida, podendo ser capaz de conquistar os seus objetivos. O nosso maior desafio foi implantar mecanismos, através das atividades escolares que pudessem levar o aluno além. Hoje, os estudantes da rede municipal conseguem interpretar as questões, sejam através de textos, na área da Língua Portuguesa, ou através de problemas matemáticos, assim como nas demais disciplinas”, informou.
Fonte: JP

António Góis

Campina ganhará 1º Jardim Botânico do país.

A previsão é de que o local (que já possui uma área desapropriada de 25 hectares) esteja aberto à visitação até o final de 2013.
O primeiro Jardim Botânico do Brasil a ser montado em um bioma de caatinga funcionará em Campina Grande. A informação é do consultor de projetos Secretaria de Cultura do município, Bruno Vaz Diniz. O sítio ‘Louzeiro’, com uma área de 99 hectares e cercado por seis bairros da zona Norte da cidade, foi a área de preservação ambiental escolhida para sediar o Jardim Botânico da ‘Rainha da Borborema’.

A previsão é de que o local (que já possui uma área desapropriada de 25 hectares) esteja aberto à visitação até o final de 2013.“Essa área do sítio ‘Louzeiro’ que abrange uma faixa de preservação da fauna e flora de Campina Grande. Estamos trabalhamos para desapropriar até 70 hectares, talvez não seja a área toda, os 99 hectares. De qualquer maneira, já é uma área muito grande e estamos na fase de conversar com os moradores da área, além da fase de elaboração e implantação do projeto. A parte de compra é feita pela procuradoria jurídica do município”, declarou Bruno.

Segundo ele, a ação acontece em parceria com a Prefeitura de Campina e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).“Devemos estar com a fundação pronta em breve, que será uma autarquia pública que vai operar o Jardim Botânico. Já pretendemos criar isso agora no mês de abril. Já as obras pioneiras, das edificações, os primeiros plantios de paisagismo deverão acontecer até julho deste ano e com isso, até o final do ano deveremos estar com o local aberto para a visitação”, declarou.

A ‘Rainha da Borborema’ já está associada à Rede Brasileira de Jardins Botânicos. O ‘Sítio Louzeiro’, área onde funcionará o Jardim Botânico de Campina Grande, é cercado pelos bairros: Nações, Alto Branco, Conceição, Rosa Mística, Jeremias e Jardim Continental.

Fonte: Pbagora

António Góis